Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cristalografia, modelagem molecular e planejamento de substâncias de interesse biológico
    (2017-05-31) Mascarenhas, Yvonne Primerano
    O objetivo deste projeto é a realização de trabalhos visando à determinação da estrutura molecular de proteínas. Utilizando-se técnicas computacionais e bancos de dados de estrutura primária e de estruturas moleculares de proteínas determinadas pelos métodos de difração serão feitas previsões de estrutura molecular de proteínas com estrutura primária conhecida. Poderão também ser analisadas variações conformacionais decorrentes de associação de proteínas com substratos. Sempre que houver disponibilidade de quantidade adequada de amostras serão realizados ensaios de cristalização visando à obtenção de monocristais adequados para uso por métodos de difração de raios-x.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudos estruturais de endopeptidases glutamato-especificas, proteínas envolvidas no metabolismo de amino-acucares e a proteína de reserva 25: modelagem molecular e cristalografia
    (2017-05-29) Garratt, Richard Charles
    Este projeto tem como finalidades a modelagem molecular de vários endopeptidases glutamato-específicas (EGE's) e a purificação de uma delas (a EGE de Bacillus licheniformis, GSE-BL) visando à determinação da sua estrutura tridimensional. Estas enzimas são parentes distantes da família tripsina de serino-proteases, e através das estruturas tridimensionais desenvolvidas no projeto pretende-se entender melhor a base estrutural da sua especificidade incomum, bem como o mecanismo molecular da síndrome da pele queimada ("Staphyloccoal Scalded Skin Syndrome") causada pelas toxinas epidermolíticas que são moléculas homólogas. A enzima purificada também tem aplicações na área de seqüenciamento de proteínas, pois a enzima equivalente que é tradicionalmente utilizada para fragmentação de proteínas (a protease V8 de S. aureus) é extremamente cara. A alta atividade da EGE de B. licheniformis em comparação com a protease V8 sugere que ela poderá substituí-la para esta finalidade.