Teses e Dissertações (BDTD USP - IFSC)
URI permanente para esta coleçãohttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/9
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores(2008-01-18) Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes deO presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.Item Estudo e avaliação de educação à distância utilizando a tecnologia WWW(2007-11-12) Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes deO presente trabalho tem como finalidade o estudo e a aplicação de mecanismos de avaliação para controlar a qualidade dos cursos à distância via WWW, de forma que possam ser aprimorados. São pesquisados ainda, os aspectos históricos da Educação à Distância (EAD), usando diversas tecnologias; a estrutura de um sistema de EAD; a utilização da Internet nesta área; a tecnologia WWW e seus aspectos educacionais e as avaliações de programas de EAD em instituições internacionais. Mecanismos de avaliação são adaptados e aplicados em teste piloto de um programa de EAD ? o Programa Educ@r, - através do curso de Física realizado numa escola estadual da cidade de Americana, Estado de São Paulo. Métodos de avaliação do curso à distância e análise dos dados, são sugeridos e aplicados durante o período. São realizadas avaliações formativas e finais através de questionários respondidos por alunos, professor presente e professor distante, cujos resultados estão, na escala Likert entre ?Bom? e ?Muito Bom?, para os alunos e ?Médio? e ?Muito Bom? para os professores. Também são apresentados os resultados de uma avaliação do curso de treinamento de instrutores, realizado no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - São Carlos. Estes resultados estão na escala Likert, entre ?Bom? e ?Muito Bom?.