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Item Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino(2017-05-25) Barros, Marcelo AlvesEste projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores.Item Produção, disseminação e avaliação da recepção de conteúdo multimídia interativo de educação e comunicação científica para professores e estudantes das escolas públicas de São Carlos(2016-11-04) Mascarenhas, Yvonne PrimeranoO projeto propõe atividades integradas de educação e comunicação para o apoio ao ensino de ciências em escolas públicas da cidade de S. Carlos por meio de técnicas de difusão científica com recursos multimídia e interativos, com acompanhamento especializado para avaliação dos resultados. Busca-se, com isso, promover a inclusão digital e a socialização de conhecimento de forma integrada, com envolvimento de educadores, jornalistas, pesquisadores e outros membros da comunidade acadêmica e escolar. O método de trabalho tem como base de operação uma agência de produção de conteúdos educativos em formato audiovisual, já instalada no IEA-USP/SC, com recursos do CNPq. O presente pedido de auxílio tem por justificativa a necessidade de se oferecer capacitação aos agentes educacionais envolvidos no projeto, bem como avaliar-se os resultados obtidos a partir da recepção rins conteúdos difundidos. Dessa forma, pretende-se estimular a participação efetiva de professores e alunos no trabalho da agência por meio da produção e veiculação de aulas e palestras interativas multimídias, gravação de depoimentos, demonstração de experiências laboratoriais, manutenção de um fórum interativo de perguntas e respostas, produção de textos, fotografias, ilustrações, boletins impressos de estímulo à leitura, entre outros programas educativos e comunicativos, publicados, em sua maioria, por meio de um portal na internet. Para sua execução, o projeto prevê, ainda, a realização de programas em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, a Rede Pública de Televisão Educativa de São Carlos, ligada à Fund. Educacional de São Carlos (FESC), e com veículos de imprensa, incluindo emissoras abertas de rádio e televisão, de forma a amplificar o alcance e a abrangência das atividades. Paralelamente, é proposta a realização de três workshops de treinamento e capacitação de professores de escolas públicas.