Recurso Educacional
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Item [Kit didático: ressonância em estruturas](2015-05-28)Sistemas para desenvolvimento experimental com demonstrações de física, na área de Ressonância em estruturas com sensoriamento e interfaceamento para aquisição e interpretação de dados. O sistema é do tipo “Lego” podendo ser configurado para simular prédios, pontes, aviões e outras estruturas. Utilizando esses sistemas junto com sensores de força, aceleração e osciladores mecânicos, pode-se demonstrar efeitos de ressonância mecânica em diferentes partes das estruturas.Item [Kit didático: calor e termodinâmica](2015-05-28)Sistemas para desenvolvimento experimental com demonstrações de física, na área de Calor e Termodinâmica com sensoriamento e interfaceamento para aquisição e interpretação de dados. Os módulos experimentais têm configurações que permitam realizar experimentos envolvendo os seguintes tópicos: Dilatação térmica, Máquinas térmicas, Transformações de fase, Calor específico de metais, Capacidade Térmica de Gases e Razão Cp/Cv, Calor específico da água, Calor Latente de Fusão e vaporização da água, Lei dos gases: Lei de Charles, Lei de Boyle, Lei de Amontons, Transformações em gases: Processos adiabáticos, isotérmicos, isotônicos entre outrosItem [Kit didático: oscilações e ondas](2015-05-28)Sistemas para desenvolvimento experimental com demonstrações de física, na área de Oscilações e Ondas Mecânicas com sensoriamento e interfaceamento para aquisição e interpretação de dados. Algumas demonstrações passíveis de serem realizados são: Ressonância de ondas sonoras em tubos fechados e abertos, Determinação da Velocidade do som, Relação entre velocidade frequência e comprimento de onda em ondas, Interferência e batimento de ondas sonoras, Demonstração de Ondas estacionarias em cordas.Item [Kit didático: magnetismo](2015-05-28)Conjunto de equipamentos para demonstrações de magnetismo estático. Inclui: multímetros digitais, sonda Hall, bobina solenoidal, bobinas circulares, fonte de tensão/corrente DC, protoboard, canhão de Gauss, sistema para demonstração de deflexão de um fio percorrido por corrente na presença de campo magnético. Algumas demonstrações passíveis de serem realizadas são: perfil do campo magnético no interior de solenóide percorrido por corrente, perfil do campo magnético em uma bobina circular, perfil do campo magnético em pares de bobinas circulares (configuração de Helmholtz e anti- Helmholtz), experimento de canha de Gauss, deflexão de um fio percorrido por corrente por campo magnético, entre outros. Para visualização detalhada das montagens pequenas por grande número de alunos sugere-se que o sistema seja acompanhado por kit de projeção.Item [Kit didático: sensores e interfaces](2015-05-28) PascoConjunto de sensores com a respectiva unidade de interfaceamento e software de aquisição da Empresa PASCO. Podem tanto ser diretamente utilizados com as montagens específicas da PASCO (disponíveis em outros kits), como adaptados a outros experimentos. O conjunto de sensores disponíveis são: Sensores de temperatura, voltagem, corrente, força, movimento translacional, movimento rotacional, aceleração, campo magnético, pressão, luz. Também estão disponíveis unidades de interfaceamento e software de aquisição de dados compatível com os sensores e com sistemas operacionais MAC-OS, WINDOWS e LINUX.Item [Kit didático: indução eletromagnética](2015-05-28)Conjunto de equipamentos para demonstrações sobre indução eletromagnética. Inclui: multímetros digitais, sonda Hall, bobinas solenoidais, gerador de funções, sistema de demonstração de frenagem magnética, anéis metálicos, sistema de demonstração de levitação magnética, osciloscópio digital com saída para vídeo (VGA). Algumas demonstrações passíveis de serem realizadas são: Visualização direta (usando o osciloscópio e projeção em LCD) do campo magnético e da f.em. em uma bobina de pick-up no interior de um solenoide (lei de Faraday-Lenz) percorrido por correntes que variam no tempo com diferentes perfis (senoidal, quadrado, triangular), demonstração do princípio de frenagem magnética, demonstração de corrente de Foucault – sistema de frenagem magnética, levitação magnética e “anéis saltadores”, entre outros. Para visualização detalhada das montagens pequenas por grande número de alunos sugere-se que o sistema seja acompanhado por kit de projeção.Item [Kit didático: mecânica](2015-05-28)Sistema para desenvolvimento experimental com demonstrações de física, na área de MECÂNICA com sensoriamento e interfaceamento para aquisição e interpretação de dados. Podem ser realizados os seguintes experimentos: 1ª, 2ª e 3ª Leis de Newton com trilho de demonstração, Lei de Hooke, Máquina de Atwood, Atrito, Trabalho e Energia, Energia Cinética e Potencial e Conservação de Energia, Energia Cinética e Potencial e Conservação de Energia, Principio de Arquimedes e densimetria, Conservação do momento Angular, Inércia rotacional, Colisões Elásticas e Inelásticas: conservação da energia e momentum linear, força e impulso durante uma colisão.Item [Kit didático: circuitos elétricos](2015-05-28)Diversos equipamentos e componentes para demonstrações de circuitos elétricos de corrente contínua e alternada. Inclui voltímetros, analógicos e digitais, componentes eletro-eletrônicos, protoboard, osciloscópia com saída para vídeo (VGA), fontes DC e gerador de funções, bobinas, transformador. Possibilidade de experimentos associação de resistores em corrente contínuas, lei de Kirchhoff, carga e descarga de capacitores, circuitos de corrente alternadas: filtros e ressonâncias, entre outras.Item [Kit didático: sintetizando proteínas](2015-06-12) Carvalho, Júlio Cesar Queiroz de; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaUm jogo de tabuleiro que possui como dinâmica, percorrer o funcionamento celular durante o processo da síntese protéica, permitindo a utilização de concepções e analogias para solucionar as situações propostas nos objetivos, facilitando a aprendizagem.Item [Kit didático: construindo modelos topológicos de proteínas](2015-06-12) Garratt, Richard Charles; Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos SantosKit composto por peças de plástico flexíveis, que quando montadas adequadamente, representam as fitas ou folhas betas e hélices, da estrutura espacial de moléculas de proteínas, facilitando a compreensão destas estruturas tridimensionais, e dos fatores que contribuem para a diversidade estrutural e funcional.Item [Kit didático: polígono de nucleotídeos](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz de; Araújo, Ana Paula Ulian deO “Polígono de Nucleotídeos“ se apresenta composto por um octógono inferior e um superior, superposto e giratório, o qual possui aberturas que acessam informações para diferentes nucleotídeos quando girado. Possui como objetivo auxiliar o aprendizado das características bioquímicas dos nucleotídeos com suas respectivas fórmulas estruturais. Poderá também ser utilizado como fonte de consulta em situações nas quais não estejam disponíveis livros ou manuais específicos.Item [Kit didático: construindo modelos de aminoácidos e proteínas](2015-06-12) Silva, Aparecido Rodrigues da; Beltramini, Leila MariaKit composto por peças de plástico flexíveis, que permite a construção dos 20 aminoácidos principais. O carbono-alfa e os grupamentos amina e carboxila apresentam os ângulos de ligação e liberdade rotacional similares as moléculas reais. Este fato, somado com a restrição de rotação da ligação peptídica, permite a construção das estruturas secundárias hélices-alfa e folhas e voltas-betas com muita fidelidade às estruturas reais.Item Animações em biologia celular(2015-06-12) Marques-Santos, Luis Fernando; Rodrigues, Larissa CunhaTradução para o português do site criado pelo biólogo John Kyrk, da Universidade de Harvard, com animações em Flash que ilustram diversas reações bioquímicas. A versão é do biologista celular Luis Fernando Marques-Santos, da UFPB e da médica Larissa Cunha RodriguesItem [Kit didático: aminotrunfo](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano D. Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deCada carta possui em seu corpo a ilustração da estrutura espacial da molécula, seu nome e a sua abreviação, a letra-símbolo e logo abaixo, uma relação de parâmetros mensuráveis a respeito desse aminoácido com seus respectivos valores à frente. Propõe como dinâmica a compreensão dos parâmetros bioquímicos dos aminoácidos. Jogo de cartas que contém informações a respeito de cada um dos vinte aminoácidos comumente encontrados nas proteínas.Item [Kit didático: baralho de aminoácidos / aminocartas](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deJogo de cartas que apresenta de forma clara e precisa cada aminoácido. Composto por três diferentes tipos de cartas, uma relativa ao nome do aminoácido, abreviação de três letras e sua sigla usual, outra correspondente a fórmula estrutural, e a última apresentando as características bioquímicas. Duas tabelas que auxiliam a compreensão das cartas. Enfim, o material com as características dos aminoácidos dão informações bioquímicas diversas, mas que, sobretudo, permitem a identificação precisa da fórmula estrutural correspondente. Propõe como dinâmica familiarizar as pessoas com as estruturas químicas dos aminoácidos, sua nomenclatura usual e suas características mais importantes.Item [Kit didático: construindo as moléculas da vida: DNA e RNA](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Araújo, Ana Paula Ulian de; Abel, Luciano Douglas dos SantosKit de peças plásticas flexíveis que permite a construção de moléculas tridimensionais dos ácidos nucleicos. As peças simulam os desoxinucleotídeos e os ribonucleotídeos, as subunidades moleculares constituintes, do DNA (ácido desoxirribonucléico) e do RNA (ácido ribonucléico), respectivamente. O kit também permite simular o processo de replicação semiconservativa da molécula de DNA, a qual ocorre anteriormente à divisão celular, e o processo de transcrição, formação da molécula de RNA mensageiro a partir do molde da fita de DNA.Item [Kit didático: discos rotatórios para estudo dos aminoácidos](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz dePossui um formato circular e é constituído por três partes: um círculo superior, um central e um inferior (folhas de papel cartão plastificadas, superpostas e unidas na região central por um pino metálico). O círculo superior possui três aberturas que enfocam, de forma clara e precisa cada aminoácido (a nomenclatura associada a sigla usual, as fórmulas estruturais e as características bioquímicas). Estas informações podem ser visualizadas para diferentes aminoácidos à medida que a alça saliente do círculo central é girada.Item Liga dados(EIC - IFSC, 2015-06-18) Ferreira, Ana Clara Kandratavicius; Faustino, Marília da Silva; Souza, Claudinei Caetano; Costa, Gislaine Gomes; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaAplicativo desenvolvido para web onde o usuário deve relacionar as imagens com as informações nos campos correspondentes. Ao verificar ele recebe o feedback de suas ações. Liga Dados possui integração com rede social (Facebook) e trabalha os temas: Doença de Chagas, Malária, Esquistossomose e Leptospirose e Leishmaniose.Item Cruzadinha(2015-06-18) Ferreira, Ana Clara Kandratavicius; Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Trevilato, Rudison Beltramini; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaO jogo possui um conjunto de dicas que correspondem às palavras a serem encaixadas na cruzadinha. O jogador poderá clicar no símbolo “+” que está localizado ao lado da dica para obter mais informações sobre a palavra a ser preenchida na cruzadinha. Para cada doença (Doença de Chagas, Malária, Esquistossomose, Leptospirose e Leishmaniose) haverá dois níveis de dificuldade. Cruzadinhas está integrado com rede social (Facebook).Item Simulador mendeliano(2015-07-06) N Bar Cultura CientíficaNo século XIX, Gregor Mendel realizou algumas experiências com ervilhas e chegou a uma importante lei da genética, hoje conhecida como Lei da Segregação. Em sua época, Mendel não conhecia genes ou DNA, mas, para explicar seus resultados, admitiu a existência de fatores que passavam dos pais para os filhos por meio dos gametas. Com o simulador do EIC, você vai poder fazer alguns cruzamentos, observar os fenótipos (cores) das ervilhas, relacioná-los com seus respectivos genótipos e marcar as taxas de ocorrência.