Recurso Educacional
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Item Animações em biologia celular(2015-06-12) Marques-Santos, Luis Fernando; Rodrigues, Larissa CunhaTradução para o português do site criado pelo biólogo John Kyrk, da Universidade de Harvard, com animações em Flash que ilustram diversas reações bioquímicas. A versão é do biologista celular Luis Fernando Marques-Santos, da UFPB e da médica Larissa Cunha RodriguesItem Cruzadinha(2015-06-18) Ferreira, Ana Clara Kandratavicius; Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Trevilato, Rudison Beltramini; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaO jogo possui um conjunto de dicas que correspondem às palavras a serem encaixadas na cruzadinha. O jogador poderá clicar no símbolo “+” que está localizado ao lado da dica para obter mais informações sobre a palavra a ser preenchida na cruzadinha. Para cada doença (Doença de Chagas, Malária, Esquistossomose, Leptospirose e Leishmaniose) haverá dois níveis de dificuldade. Cruzadinhas está integrado com rede social (Facebook).Item Curso de Escrita Científica - Produção de Artigos de Alto Impacto - Módulo 7 - Linguagem 3: Plain English, Escrever em Inglês(2021-06-30) Zuclotto, ValtencirCurso de escrita científica constante na plataforma https://eaulas.usp.br/portal/search.actionItem Diagramas(2015-07-06) Ferreira, Ana Clara Kandratavicius; Faustino, Marília da Silva; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaJogo educativo para web, cujo objetivo é a montagem correta de um diagrama sobre um determinado tema, no menor tempo possível e com o menor número de erros. O usuário deverá responder corretamente perguntas de múltipla escolha para liberar as peças a serem encaixadas no diagrama. Diagramas apresenta um conteúdo relacionado às Doenças Negligenciadas de forma divertida e atrativa e possui integração com rede social (Facebook).Item Disco de aminoácidos(2015-07-06) Souza, Claudinei Caetano de; Diogo, Rodrigo Claudino; Beltramini, Leila MariaVersão online interativa do Disco de Aminoácidos do CBME, com visualização das moléculas dos aminoácidos com recursos tridimensionais. Na visualização 3D é possível interagir de modo a permitir, por exemplo, rotação das moléculas, exibição de pontes de hidrogênio e superfície de Van Der Waals.Item Jogo da memória(2015-07-06) Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila MariaO jogo da memória da Doença de Chagas é composto por três fases com grau de dificuldade crescente. Na primeira fase o jogador deverá associar uma imagem com sua semelhante. Para jogar a segunda fase uma imagem deverá ser associada com seu nome. Na terceira, e mais desafiante fase, uma imagem deverá ser associada ao seu nome e seu significado.Item [Kit didático: aminotrunfo](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano D. Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deCada carta possui em seu corpo a ilustração da estrutura espacial da molécula, seu nome e a sua abreviação, a letra-símbolo e logo abaixo, uma relação de parâmetros mensuráveis a respeito desse aminoácido com seus respectivos valores à frente. Propõe como dinâmica a compreensão dos parâmetros bioquímicos dos aminoácidos. Jogo de cartas que contém informações a respeito de cada um dos vinte aminoácidos comumente encontrados nas proteínas.Item [Kit didático: baralho de aminoácidos / aminocartas](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deJogo de cartas que apresenta de forma clara e precisa cada aminoácido. Composto por três diferentes tipos de cartas, uma relativa ao nome do aminoácido, abreviação de três letras e sua sigla usual, outra correspondente a fórmula estrutural, e a última apresentando as características bioquímicas. Duas tabelas que auxiliam a compreensão das cartas. Enfim, o material com as características dos aminoácidos dão informações bioquímicas diversas, mas que, sobretudo, permitem a identificação precisa da fórmula estrutural correspondente. Propõe como dinâmica familiarizar as pessoas com as estruturas químicas dos aminoácidos, sua nomenclatura usual e suas características mais importantes.Item [Kit didático: calor e termodinâmica](2015-05-28)Sistemas para desenvolvimento experimental com demonstrações de física, na área de Calor e Termodinâmica com sensoriamento e interfaceamento para aquisição e interpretação de dados. Os módulos experimentais têm configurações que permitam realizar experimentos envolvendo os seguintes tópicos: Dilatação térmica, Máquinas térmicas, Transformações de fase, Calor específico de metais, Capacidade Térmica de Gases e Razão Cp/Cv, Calor específico da água, Calor Latente de Fusão e vaporização da água, Lei dos gases: Lei de Charles, Lei de Boyle, Lei de Amontons, Transformações em gases: Processos adiabáticos, isotérmicos, isotônicos entre outrosItem [Kit didático: circuitos elétricos](2015-05-28)Diversos equipamentos e componentes para demonstrações de circuitos elétricos de corrente contínua e alternada. Inclui voltímetros, analógicos e digitais, componentes eletro-eletrônicos, protoboard, osciloscópia com saída para vídeo (VGA), fontes DC e gerador de funções, bobinas, transformador. Possibilidade de experimentos associação de resistores em corrente contínuas, lei de Kirchhoff, carga e descarga de capacitores, circuitos de corrente alternadas: filtros e ressonâncias, entre outras.Item [Kit didático: construindo as moléculas da vida: DNA e RNA](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Araújo, Ana Paula Ulian de; Abel, Luciano Douglas dos SantosKit de peças plásticas flexíveis que permite a construção de moléculas tridimensionais dos ácidos nucleicos. As peças simulam os desoxinucleotídeos e os ribonucleotídeos, as subunidades moleculares constituintes, do DNA (ácido desoxirribonucléico) e do RNA (ácido ribonucléico), respectivamente. O kit também permite simular o processo de replicação semiconservativa da molécula de DNA, a qual ocorre anteriormente à divisão celular, e o processo de transcrição, formação da molécula de RNA mensageiro a partir do molde da fita de DNA.Item [Kit didático: construindo modelos de aminoácidos e proteínas](2015-06-12) Silva, Aparecido Rodrigues da; Beltramini, Leila MariaKit composto por peças de plástico flexíveis, que permite a construção dos 20 aminoácidos principais. O carbono-alfa e os grupamentos amina e carboxila apresentam os ângulos de ligação e liberdade rotacional similares as moléculas reais. Este fato, somado com a restrição de rotação da ligação peptídica, permite a construção das estruturas secundárias hélices-alfa e folhas e voltas-betas com muita fidelidade às estruturas reais.Item [Kit didático: construindo modelos topológicos de proteínas](2015-06-12) Garratt, Richard Charles; Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos SantosKit composto por peças de plástico flexíveis, que quando montadas adequadamente, representam as fitas ou folhas betas e hélices, da estrutura espacial de moléculas de proteínas, facilitando a compreensão destas estruturas tridimensionais, e dos fatores que contribuem para a diversidade estrutural e funcional.Item Item Item [Kit didático: discos rotatórios para estudo dos aminoácidos](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz dePossui um formato circular e é constituído por três partes: um círculo superior, um central e um inferior (folhas de papel cartão plastificadas, superpostas e unidas na região central por um pino metálico). O círculo superior possui três aberturas que enfocam, de forma clara e precisa cada aminoácido (a nomenclatura associada a sigla usual, as fórmulas estruturais e as características bioquímicas). Estas informações podem ser visualizadas para diferentes aminoácidos à medida que a alça saliente do círculo central é girada.Item Item Item [Kit didático: indução eletromagnética](2015-05-28)Conjunto de equipamentos para demonstrações sobre indução eletromagnética. Inclui: multímetros digitais, sonda Hall, bobinas solenoidais, gerador de funções, sistema de demonstração de frenagem magnética, anéis metálicos, sistema de demonstração de levitação magnética, osciloscópio digital com saída para vídeo (VGA). Algumas demonstrações passíveis de serem realizadas são: Visualização direta (usando o osciloscópio e projeção em LCD) do campo magnético e da f.em. em uma bobina de pick-up no interior de um solenoide (lei de Faraday-Lenz) percorrido por correntes que variam no tempo com diferentes perfis (senoidal, quadrado, triangular), demonstração do princípio de frenagem magnética, demonstração de corrente de Foucault – sistema de frenagem magnética, levitação magnética e “anéis saltadores”, entre outros. Para visualização detalhada das montagens pequenas por grande número de alunos sugere-se que o sistema seja acompanhado por kit de projeção.Item