Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Simulações numéricas de larga escala em teorias de Gauge na rede e mecânica estatística
    (2017-05-15) Cucchieri, Attilio
    Estudaremos aspectos fundamentais da interação forte entre hádrons - como o confinamento de cor, a liberdade assintótica, a constante de acoplamento "running" e a transição de desconfinamento a temperatura finita - através de simulações numéricas de larga escala. Tais simulações são efetuadas usando métodos de Monte Carlo, aplicados à formulação de rede da cromodinâmica quântica (QCD). A fim de reduzir custos computacionais, consideraremos principalmente o caso de Gauge SU(2) puro. Em particular, propomos um novo estudo da constante de acoplamento running (baseado no cálculo de propagadores de glúons e de "ghosts") que fornecerá uma maneira mais eficiente de se investigar as propriedades infra-vermelhas da teoria. Como parte deste estudo, faremos uma análise completa de métodos para a eliminação da ambigüidade de Gribov na rede. Finalmente, planejamos um estudo de teorias de Gauge na rede a temperatura finita, investigando aspectos da transição de desconfinamento através de técnicas de "finite-size scaling", e propriedades da fase desconfinada a altas temperaturas, caracterizada pela geração de massas de "screening" do campo gluônico. Estes estudos estão intimamente ligados a tópicos em mecânica estatística, como vidros de spin, o comportamento crítico de modelos n-vetoriais em duas e três dimensões, e percolação.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Efeitos de muitos corpos sobre propriedades estáticas e dinâmicas em nano-estruturas semicondutoras e em cristais coloidais bidimensionais
    (2015-10-26) Hai, Guo Qiang
    Neste projeto vamos estudar teoricamente: (i) as propriedades eletrônicas dos pontos quânticos e dos anéis quânticos semicondutores com poucos elétrons e (ii) os processos de difusão dos defeitos pontuais (vacâncias e interstícios) em um cristal coloidal bidimensional. Vamos estudar também (iii) os estados ligados de uma impureza doadora e efeitos de magneto-polarôn em InP tipo n em um campo magnético intenso e (iv) a interação spin-órbita de Rashba em poços quânticos de InAs/GaSb. O espalhamento e transporte eletrônico através de um único ponto quântico, bem como dois pontos quânticos acoplados com poucos elétrons confinados em uma nanoestrutura semicondutora quase unidimensional, serão calculados pelas soluções de equações Lippmann-Schwinger (L-S) multi-canais. O espalhamento elétron-elétron e de "spin-flip" devido à interação de troca serão estudados. Para anéis quânticos, estudaremos as propriedades de dois anéis quânticos acoplados em campos magnéticos externos usando "the current-spin-density functional theory". Novas configurações dos estados fundamentais dos anéis acoplados serão esclarecidas, bem como suas correntes persistentes. Esperamos um controle de corrente persistente através do tunelamento entre os anéis. Os processos de difusão dos defeitos pontuais em cristais coloidais bidimensionais serão estudados considerando as configurações topológicas que defeitos podem assumir enquanto em equilíbrio termodinâmico. Para isso estamos empregando simulações por DM. As probabilidades de transições entre as diferentes configurações topológicas serão obtidas em função da temperatura, o que possibilitará a obtenção das barreiras de energia entre tais topologias.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cadeias quânticas de spins
    (2006) Alcaraz, Francisco Castilho
    Cadeias quânticas de spins são ferramentas matemáticas que aparecem na descrição de três tópicos de física e física-matemática a saber: a) cadeias exatamente integráveis, b) física dos fenômenos críticos e propriedades termo dinâmicas de cadeias quânticas gerais, e c) modelos estocásticos de não equilíbrio, quando as mesmas estão associadas à descrição das flutuações temporais destes sistemas em estados estacionários ou não. No tópico a) serão procuradas novas cadeias exatamente integráveis mediante a busca direta via o ansatz do produto matricial recém proposto pelo grupo. No tópico b) utilizando-se das transformações de escalas dos sistemas em geometria finita e da maquinaria advinda da invariância conforme serão calculados os diagramas de fases e expoentes críticos de diversas cadeias quânticas de spins. Ainda dentro deste tópico serão estudadas as propriedades de emaranhamento das funções de onda associadas a cadeias quânticas de spins. Atenção especial será dada à conexão entre tais propriedades e as flutuações nos pontos de transições de fase quânticas das cadeias. No tópico c) serão estudadas possíveis extensões do modelo cresce-descasca ("raise-peel model"). Tais modelos, assim como este último deverão exibir criticalidade auto-organizada e estarão relacionados a cadeias quânticas. (AU)
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cadeias quânticas de spins
    (2015-09-21) Alcaraz, Francisco Castilho
    Desde da introdução do modelo de Heisenberg para a descrição da dinâmica de spins localizados, cadeias quânticas de spins tem se mostrado como ferramentas úteis e importantes no entendimento das flutuações em diversos sistemas físicos. Tais cadeias aparecem em vários tópicos da física e da física-matemática, que subdividimos em: a) Cadeias exatamente integráveis - onde as mesmas correspondem aos operadores de evolução mais simples que podemos formular em problemas de muitos corpos interagentes; b) Física dos fenômenos críticos em geral e suas propriedades termodinâmicas - onde as hamiltonianas descrevem usualmente as flutuações quânticas à temperatura T= 0 e/ou térmicas à T  0, e c) Modelos estocásticos onde as hamiltonianas descrevem as flutuações temporais de modelos que possuem estados assintóticos de equilíbrio ou não. Neste projeto temático, em continuação aos dois outros anteriores, realizaremos pesquisas nos três tópicos acima. No tópico a) procuraremos novas cadeias exatamente integráveis utilizando-nos do ansatz do produto de matrizes introduzido no âmbito de nosso projeto temático anterior. No tópico b) estudaremos novas cadeias cujos diagramas de fases são ainda indeterminados. Utilizar-no-emos pra tal estudo das consequências da invariância conforme nas propriedades espectrais. No tópico c) introduziremos e estenderemos modelos estocásticos existentes com o intuito de se entender quais seriam os ingredientes básicos que determinariam uma simetria conforme espaço-tempo nos modelos estocásticos com estado assintótico de não equilíbrio. Devido à convergência recente de interesses em teoria da informação e em matéria condensada pretendemos, dentro dos tópicos a), b) e c) estudar o comportamento da informação compartida entre partes extensivas dos sistemas.