Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública
    (2014-08-21) Registro, Erisaura Leomil
    O presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física da rede pública do estado de São Paulo, visando a orientar os professores da área, quanto ao uso dessa tecnologia de comunicação em aulas presenciais. Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções espontâneas dos alunos para a sua superação; o caráter de construção permanente da ciência, ao abordar aspectos históricos; e o reconhecimento da Física moderna e contemporânea. O desenvolvimento do mesmo, não só contou com o resultado de algumas pesquisas publicadas, seja no campo específico de ensino de Física, ou na área de educação à distância, como teve também por base análise de experiências feitas em sala de aula. O estudo mostra que para as escolas nas quais a infra estrutura existente é satisfatória, o computador e a Internet são recursos consideráveis para se obter um melhor desempenho do aluno no aprendizado de Física, desde que sejam aplicados com métodos e materiais mais interativos. Deste modo, a aula e a própria disciplina ficam mais atrativas. Por outro lado, para as escolas, cuja infra-estrutura é insuficiente e inadequada, a Internet ligada ao computador são recursos que por si só não contribuem para uma mudança significativa no ensino desta disciplina, havendo necessidade do professor mudar sua atitude frente ao uso destes recursos tecnológicos e da própria aula apresentar um caráter investigativo
  • Item
    Estudo e avaliação de educação à distância utilizando a tecnologia WWW
    (2007-11-12) Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
    O presente trabalho tem como finalidade o estudo e a aplicação de mecanismos de avaliação para controlar a qualidade dos cursos à distância via WWW, de forma que possam ser aprimorados. São pesquisados ainda, os aspectos históricos da Educação à Distância (EAD), usando diversas tecnologias; a estrutura de um sistema de EAD; a utilização da Internet nesta área; a tecnologia WWW e seus aspectos educacionais e as avaliações de programas de EAD em instituições internacionais. Mecanismos de avaliação são adaptados e aplicados em teste piloto de um programa de EAD ? o Programa Educ@r, - através do curso de Física realizado numa escola estadual da cidade de Americana, Estado de São Paulo. Métodos de avaliação do curso à distância e análise dos dados, são sugeridos e aplicados durante o período. São realizadas avaliações formativas e finais através de questionários respondidos por alunos, professor presente e professor distante, cujos resultados estão, na escala Likert entre ?Bom? e ?Muito Bom?, para os alunos e ?Médio? e ?Muito Bom? para os professores. Também são apresentados os resultados de uma avaliação do curso de treinamento de instrutores, realizado no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - São Carlos. Estes resultados estão na escala Likert, entre ?Bom? e ?Muito Bom?.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Projeto KyaTera - Laboratório Associado ao programa 1 - TestBed
    (2015-12-08) Zilio, Sérgio Carlos
    Pretendemos participar do desenvolvimento da internet avançada com a implantação de um laboratório em São Carlos para o teste, em condições reais de operação, de sinais transmitidos a partir de Campinas ou São Paulo. O objetivo é o de monitorar erros de transmissão neste testbed real, bem como analisar efeitos não lineares e de dispersão nos pulsos transmitidos. Numa segunda fase, pretendemos construir dispositivos fotônicos baseados em fibra óptica tais como filtros para DWDM e compensador de dispersão.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Utilização da informática como ferramenta no ensino de ciências
    (2015-10-22) Marega Junior, Euclydes
    O curso proposto tem como objetivo principal o fornecimento de subsídios, técnicas e qualificação quanto à utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais a professores de Física, Química e Matemática, que atuam no ensino médio da rede de ensino público do Estado de São Paulo. A utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais, pode proporcionar um aumento significativo na relação ensino/aprendizagem, desde que introduzida de forma adequada ao ensino presencial.