Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino
    (2017-05-25) Barros, Marcelo Alves
    Este projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores.
  • Item
    Metodologia para integração de novas tecnologias na formação de professores
    (2008-01-18) Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes de
    O presente trabalho consiste no desenvolvimento, implantação e avaliação de uma metodologia para auxiliar o professor no uso de novas tecnologias em suas aulas, orientando-o na integração de informações para a produção do próprio material educacional multimídia. Pesquisou-se o uso de tecnologias em sala de aula e na formação de professores, com o objetivo de apresentar uma visão geral do que tem sido feito na área. Realizou-se ainda, um levantamento de propostas de autores sobre a formação do professor mostrando-se a importância do uso da tecnologia em sua formação inicial, no seu modo de ensinar e da aprendizagem da docência. A metodologia proposta constitui-se de quatro fases: Preparação, Produção, Integração e Visualização/Distribuição. Para ser utilizado, na fase de Integração, foi desenvolvido o software InMid, cujo objetivo é permitir que o professor integre diversas mídias obtidas antes, durante e/ou após a aula, possibilitando a sincronização das mesmas. A metodologia e o InMid foram aplicados no curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP/São Carlos, onde realizou-se uma avaliação, para que os futuros professores pudessem expressar dificuldades e facilidades encontradas com a utilização dos mesmos.