Repositório Institucional IFSC
URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1
Navegar
7 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino(2017-05-25) Barros, Marcelo AlvesEste projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores.Item Integração da internet ao ensino de física do curso médio das escolas da rede pública(2014-08-21) Registro, Erisaura LeomilO presente trabalho, através da produção e verificação de um conjunto de materiais e métodos, é uma proposta de uso do computador, conectado à Internet, no ensino médio de Física da rede pública do estado de São Paulo, visando a orientar os professores da área, quanto ao uso dessa tecnologia de comunicação em aulas presenciais. Para tanto, foi levado em conta o cotidiano do aluno como foco principal do conteúdo abordado; o reconhecimento das concepções espontâneas dos alunos para a sua superação; o caráter de construção permanente da ciência, ao abordar aspectos históricos; e o reconhecimento da Física moderna e contemporânea. O desenvolvimento do mesmo, não só contou com o resultado de algumas pesquisas publicadas, seja no campo específico de ensino de Física, ou na área de educação à distância, como teve também por base análise de experiências feitas em sala de aula. O estudo mostra que para as escolas nas quais a infra estrutura existente é satisfatória, o computador e a Internet são recursos consideráveis para se obter um melhor desempenho do aluno no aprendizado de Física, desde que sejam aplicados com métodos e materiais mais interativos. Deste modo, a aula e a própria disciplina ficam mais atrativas. Por outro lado, para as escolas, cuja infra-estrutura é insuficiente e inadequada, a Internet ligada ao computador são recursos que por si só não contribuem para uma mudança significativa no ensino desta disciplina, havendo necessidade do professor mudar sua atitude frente ao uso destes recursos tecnológicos e da própria aula apresentar um caráter investigativoItem Elaboração de um material paradidático de física: textos e experimentos(2014-02-18) Arantes, Alessandra RiposatiEste trabalho consiste na elaboração de três livros paradidáticos e, tem como público alvo pessoas interessadas em conhecer um pouco de ciência. Vale mencionar que os livros em questão servem como suporte aos livros didáticos. O conteúdo da obra é apresentado por meios de questionamentos acerca de fenômenos físicos que quatro adolescentes fazem entre si. Quando não conseguem esclarecer esses fenômenos por si só, as personagens procuram um site, o qual conduzirá toda a trama, sempre respondendo o necessário e propondo atividades com as quais serão esclarecidas todas as dúvidas. No decorrer da narrativa são inseridos dados históricos pelas próprias personagens. Uma outra preocupação foi a de apresentar atividades que foram rigorosamente testadas, de forma que qualquer pessoa que se disponha a realizar algum experimento não se frustre com resultados absurdos. Todas as atividades são propostas com materiais simples e de baixo custo, tomando-se mais acessíveis. Nessa dissertação serão apresentados livros cujos temas são: eletrostática; eletricidade dinâmica e eletromagnetismo. Para comprovar a viabilidade desses materiais, os livros foram apresentados a adolescentes e adultos com o intuito de reproduzirem sozinhos as experiências, atividade que nos proporcionou a reformulação de alguns dados e, assim, a obtenção de resultados positivosItem Estudo e avaliação de educação à distância utilizando a tecnologia WWW(2007-11-12) Magalhães, Mônica Giacomassi de Menezes deO presente trabalho tem como finalidade o estudo e a aplicação de mecanismos de avaliação para controlar a qualidade dos cursos à distância via WWW, de forma que possam ser aprimorados. São pesquisados ainda, os aspectos históricos da Educação à Distância (EAD), usando diversas tecnologias; a estrutura de um sistema de EAD; a utilização da Internet nesta área; a tecnologia WWW e seus aspectos educacionais e as avaliações de programas de EAD em instituições internacionais. Mecanismos de avaliação são adaptados e aplicados em teste piloto de um programa de EAD ? o Programa Educ@r, - através do curso de Física realizado numa escola estadual da cidade de Americana, Estado de São Paulo. Métodos de avaliação do curso à distância e análise dos dados, são sugeridos e aplicados durante o período. São realizadas avaliações formativas e finais através de questionários respondidos por alunos, professor presente e professor distante, cujos resultados estão, na escala Likert entre ?Bom? e ?Muito Bom?, para os alunos e ?Médio? e ?Muito Bom? para os professores. Também são apresentados os resultados de uma avaliação do curso de treinamento de instrutores, realizado no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP - São Carlos. Estes resultados estão na escala Likert, entre ?Bom? e ?Muito Bom?.Item Cursinho popular do Instituto de Física da USP está com inscrições abertas(Jornal Primeira Página, 2015-11-11) Cordeiro, Luiz Felipe; Cordeiro, Luiz Felipe; JornalistaO Cursinho Popular da Lincenciatura em Ciências Exatas do IFSC/USP está com inscrições abertas. O processo seletivo para umas das 30 vagas é formado por uma prova de conhecimentos gerais e um questionário socioeconômico. O Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas funciona desde 2009, e é coordenado por alunos do IFSC.Item Ciência mais que divertida(2015-06-09) Pavão, Antonio CarlosAtravés de experimentos simples e atraentes associados a uma análise histórica das repercussões do desenvolvimento científico, foi destacado o papel central da Ciência para a transformação social. Em particular, foram explorados aspectos da educação e divulgação científica.Item A física do futebol(2015-06-09) Okuno, EmicoEntender a física do futebol provavelmente não vai fazer ninguém jogar melhor, mas com certeza vai ajudar a compreender um pouco mais esse jogo apaixonante e fascinante. E para quem quer compreender as leis do movimento, estudar a física do futebol é a maneira mais descontraída de fazê-lo. Futebol e física são inseparáveis. Futebol é movimento, mas não um movimento qualquer, desordenado, sem leis. Cada jogador é um criador num cenário com leis já determinadas. Cada ação do jogador tem sua intenção, que é em parte moldada pelas leis (regras) do futebol e pelas leis da natureza. Tenta-se mostrar aos boleiros e curiosos da física, a física que há no futebol.