Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Item
    Análogos de gravitação semi-clássica em física da matéria condensada
    (2008-04-09) Lima, William Couto Corrêa de
    A presente dissertação tem como objeto de estudo sistemas da física da matéria condensada que sejam capazes de simular sistemas gravitacionais, tais como buracos negros e universos em expansão, onde processos quânticos tomam parte. Neste estudo nos debruçamos principalmente sobre o modelo do fluido e condensados de Bose-Einstein. No modelo do fluido exploramos a geometria efetiva que surge e os problemas de back-reaction e dos modos trans-planckianos de campos quânticos. No modelo baseado em condensados exploramos sua faceta cosmológica e a possibilidade de campos maciços. Além destes dois modelos de grande relevância na literatura, ainda expomos os análogos em cordas elásticas e os baseados em ondas na superfícies de fluidos e uma análise geral baseada no formalismo lagrangeano para campos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ouvindo as ondas de rádio do Universo: o projeto LLAMA
    (2015-12-09) Lepine, Jacques Raymond Daniel
    Durante séculos, aprendemos muito sobre o Universo, observando os corpos celestes, primeiramente a olho nú e posteriormente com telescópios. A luz visível que os astros nos enviam contém informações muito preciosas. No entanto, nas últimas décadas, os desenvolvimentos tecnológicos têm permitido estudar o Universo através de outros tipos de radiação emitida pelos corpos celestes, como raios gamma, raios X, radiação infravermelha e ondas de rádio. Desde a década de 1930, os radio-telescópios têm nos ajudado a desvendar mistérios do cosmos através das ondas de rádio, que seriam indecifráveis por outros métodos. Nos próximos anos, devemos esperar muitas outras surpresas com o Projeto LLAMA (Large Latin American Millimeter Array) que está sendo desenvolvido por cientistas do Brasil e da Argentina para a instalação de um radio-telescópio com antena de 12m de diâmetro nos Andes argentinos, a 4.800 m de altitude, para estudar o Universo em ondas de rádio milimétricas e sub-milimétricas. O projeto encontra-se em andamento e a instalação deve ser completada em 2016. Apesar de trabalhar a maior parte do tempo como um único radio-telescópio, o projeto LLAMA também realizará experimentos ditos 'de interferometria' com outros radio-telescópios. O radiotelescópio visa atender uma comunidade ampla, com objetivos científicos diversificados, tais como física solar, mapeamento de nuvens moleculares, estrutura da Galáxia, Astrometria e Cosmologia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O pensamento indígena amazônico
    (2015-06-12) Castro, Eduardo Viveiros de
    Apresentou-se algumas características marcantes do pensamento sócio cosmológico dos povos indígenas da Amazônia. A primeira e principal delas é precisamente a concepção do cosmos como uma sociedade de sociedades, ou um coletivo de coletivos. A segunda consiste na universalidade da condição humana enquanto substrato ontológico do cosmos. A terceira diz respeito aos diferentes modos de interação possível entre os coletivos antropo-cosmológicos.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O lado escuro do Universo
    (2015-06-12) Alcaniz, Jailson Souza de
    Quão surpreso você ficaria se ao arremessar um simples objeto para o alto este não retornasse à Terra? Resultados recentes no campo da Cosmologia, envolvendo explosões de supernovas, o fundo de radiação cósmica e a distribuição de galáxias no universo vêm revelando consistentemente que o Universo está expandindo aceleradamente,o que significa que em escalas cosmológicas a gravidade age repulsivamente, em direta contradição com a nossa experiência cotidiana. Matéria e energia escuras são os principais constituintes deste universo exótico, sendo esta última responsável pela aceleração cósmica. A origem ou natureza desses componentes, considerada o maior mistério da Física e Astronomia contemporâneas, poderá revelar detalhes sobre a evolução e a destino do nosso Universo. Além disso,o entendimento completo do fenômeno da aceleração cósmica terá profundas Implicações na física fundamental e poderá significar uma quebra da teoria da relatividade de Einstein.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Do Big Bang ao universo eterno
    (2015-06-12) Novello, Mario
    Depois de um pequeno resumo da evolução da Cosmologia nas últimas décadas nos detemos na questão fundamental da origem do universo. Isto é, analisou-se as respostas dos cientistas à questão: o universo teve um começo em um tempo finito em nosso passado ou ele é eterno? No cenário big bang, o universo teve um começo ?explosivo? há uns poucos bilhões de anos. Neste modelo as causas dessa explosão estariam fora da descrição da ciência: esta origem não teria uma explicação racional. No caso do Universo Eterno ele teria passado por uma fase colapsante anterior --- onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo --- atingiu um volume mínimo e desde então iniciado a atual fase de expansão. Neste caso, o big bang nada mais seria do que um momento de transição da fase colapsante à atual fase de expansão.
  • Item
    "Cosmologia: a ciência do Universo"
    (2015-06-10) Matsas, George
    O Universo é infinito? Do que é feito? Ele é eterno? Quão distantes estão as estrelas no céu? São todas parecidas? O Universo está expandindo mesmo? Mas para onde- se por definição ele engloba tudo? O Universo sempre foi assim? Como será ele no futuro? Essas perguntas e várias outras tem sido repetidas de uma forma ou outra há milênios. Somos a primeira geração da Humanidade que podemos responder com segurança as várias destas perguntas. Nesta palestra ilustrada com animações, discutiu-se de maneira compreensível o que sabemos e o que ainda precisamos saber sobre o Cosmos.