Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Estudo das propriedades de relaxação magnética nuclear de condutores iônicos rápidos
    (2017-05-16) Gonzalez, Jose Pedro Donoso
    Condutores iônicos, vítreos, cerâmicos e poliméricos, serão estudados por Ressonância Magnética Nuclear. Nestes materiais, a difusão iônica se produz num meio dinamicamente desordenado. A RMN permite: a) identificar o íon responsável pela condutividade observada e caracterizar sua mobilidade (energia, etc.); b) determinar os processo e mecanismos de relaxação; c) estabelecer as interações dominantes e parâmetros estruturais. Estudaremos os complexos poliméricos amorfos com base de Poly (óxido de propyleno); as propriedades de relaxação em fluoritas vítreas e, os novos condutores mistos.
  • Item
    Estudo dos compostos intercalados Lix MoS2 e Lix(POE)y MoS2 utilizando-se espectroscopia de alta resolução e relaxação em sólidos por RMN
    (2009-08-31) Guedes, Fábio Becker
    Compostos intercalados de lítio sac considerados materiais apropriados para eletrodos de baterias recarregáveis de lítio. O conhecimento das taxas de difusão, assim como os mecanismos relacionados com a mobilidade dos íons nos espaços interlaminares são portanto pertinentes para a caracterização das propriedades deste tipo de compostos. Investigações por ressonância magnética nuclear tem um papel ativo no estudo do comportamento dinâmico e estrutural destes compostos de lítio sólidos. Por essa razão este trabalho e baseado nos espectros de RMN obtidos entre 150K e 400K em um campo de 2T. As larguras de linha do 1H e do Li+ foram medidas a partir da transformada de Fourier dos FIDs resultantes da excitação da amostra por um pulse π/2. O desacoplamento de 1H foi utilizado, quando necessário, para excluir a contribuição dipolar magnética a destes núcleos a largura de linha do 7Li. Os tempos de relaxação spin-rede para os núcleos 7Li e 1H foram obtidos utilizando-se o método de inversão-recuperação. A partir destas medidas, diversos parâmetros dinâmicos e estruturais destes compostos foram encontrados como: energias de ativação, tempos de correlação e coeficientes de difusão dos íons lítio.