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Item Desenvolvimento e avaliação de modelos representativos para construção de aminoácidos e de estruturas de proteínas(2011-02-18) Silva, Aparecido Rodrigues daFoi desenvolvido um conjunto de peças plásticas que permitem a montagem e representação dos aminoácidos mais comuns, bem como a construção de estruturas protéicas. Durante e após o desenvolvimento o material foi submetido a várias etapas de avaliação por professores (do ensino básico e universitário), alunos de pós-graduação e de graduação. A primeira etapa foi o desenvolvimento dos modelos em ambiente computacional, seguida da prototipagem das peças. Após discussão com a comunidade científica (apresentados na XXXVI Reunião Anual da SBBq em 2007) as sugestões foram implementadas nos modelos computacionais. Quatro moldes para injeção termoplástica foram projetados, detalhados e construídos, sob nossa orientação. As peças representando as estruturas que compõe os aminoácidos e ligações foram produzidas em grande escala e iniciou-se o processo final de avaliação. As peças apresentaram boas relações geométricas com as fórmulas estruturais dos aminoácidos obtidas de bancos de dados e livros didáticos. As conexões Cα-amina e Cα-carboxila permitem verificar a liberdade de rotação característica das cadeias polipeptídicas e as possibilidades dos ângulos de torção Ψ e Φ, visualizando a restrição de rotação da ligação peptídica. Montando um conjunto de aminoácidos é possível construir uma cadeia polipeptídica e, através das ligações de hidrogênio, montar as estruturas secundárias principais (hélice-α e estruturas β). Duas avaliações preliminares foram realizadas e a avaliação final ocorreu em uma oficina de atividades com 256 professores das áreas de ciências da natureza da rede publica do Estado de SP. Os resultados da avaliação foram extremamente positivos, sendo importante destacar a quantidade e o teor dos comentários elogiosos ao potencial de utilização do material, notadamente, dos professores de biologia e química. O material poderá inclusive auxiliar no preenchimento de lacunas conceituais que existem na formação dos professores e que foram observadas durante as atividades de avaliação. Este conjunto de peças, organizado na forma de um kit: Construindo Estruturas de Aminoácidos e Proteínas, foi submetido à avaliação do MEC e certificado por este órgão, passando a integrar o Guia de Tecnologias Educacionais 2008.Item Estudo de propriedades ópticas não lineares de aminoácidos(2008-03-13) Rodrigues Junior, José JoatanNeste trabalho estudamos as propriedades ópticas não lineares de aminoácidos utilizando pulsos de laser com duração de femtossegundos. O índice de refração não linear (n2) da L-alanina, L-prolina, L-serina, L-treonina e L-arginina em solução aquosa foram determinados. Foi também estudada a influência do pH na magnitude de n2 dos aminoácidos em solução. Paralelamente, determinamos a dispersão de n2 em cristais de L-treonina nos três eixos principais, x, y e z. Os aminoácidos têm despertado grande interesse devido as suas boas propriedades ópticas de segunda ordem. Todavia, suas propriedades ópticas de terceira ordem ainda não haviam sido estabelecidas. Além disso, implementamos a técnica de espalhamento hiper-Rayleigh para determinar a primeira hiperpolarizabilidade (P) de moléculas orgânicas, onde uma mudança foi introduzida para permitir medidas mais rápidas e com melhor precisão. Foram encontrados os valores de P de algumas porfirinas e corantes orgânicos.Item Crescimento e caracterização óptica de cristais de L-treonina e L-lisina-HCL(2007-11-22) Rodrigues Junior, Jose JoatanNeste trabalho nós crescemos e caracterizamos oticamente cristais de L-treonina e L-lisina-HCl. Esses materiais pertencem a uma família de cristais orgânicos que tem demonstrado potencial para uso como dispositivos ópticos não lineares. Os cristais foram crescidos em solução aquosa pelos métodos de evaporação lenta do solvente e abaixamento controlado da temperatura. Realizamos medidas de óptica linear, índices de refração e a absorção óptica, e de óptica não linear, a geração de segundo harmônico (GSH). Essa nova classe de materiais não linear é de fácil crescimento e apresentam uma boa qualidade óptica e propriedades não lineares comparáveis as dos cristais de KDP.Item Disco de aminoácidos(2015-07-06) Souza, Claudinei Caetano de; Diogo, Rodrigo Claudino; Beltramini, Leila MariaVersão online interativa do Disco de Aminoácidos do CBME, com visualização das moléculas dos aminoácidos com recursos tridimensionais. Na visualização 3D é possível interagir de modo a permitir, por exemplo, rotação das moléculas, exibição de pontes de hidrogênio e superfície de Van Der Waals.Item [Kit didático: discos rotatórios para estudo dos aminoácidos](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas dos Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz dePossui um formato circular e é constituído por três partes: um círculo superior, um central e um inferior (folhas de papel cartão plastificadas, superpostas e unidas na região central por um pino metálico). O círculo superior possui três aberturas que enfocam, de forma clara e precisa cada aminoácido (a nomenclatura associada a sigla usual, as fórmulas estruturais e as características bioquímicas). Estas informações podem ser visualizadas para diferentes aminoácidos à medida que a alça saliente do círculo central é girada.Item [Kit didático: aminotrunfo](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano D. Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deCada carta possui em seu corpo a ilustração da estrutura espacial da molécula, seu nome e a sua abreviação, a letra-símbolo e logo abaixo, uma relação de parâmetros mensuráveis a respeito desse aminoácido com seus respectivos valores à frente. Propõe como dinâmica a compreensão dos parâmetros bioquímicos dos aminoácidos. Jogo de cartas que contém informações a respeito de cada um dos vinte aminoácidos comumente encontrados nas proteínas.Item [Kit didático: baralho de aminoácidos / aminocartas](2015-06-12) Beltramini, Leila Maria; Abel, Luciano Douglas Santos; Carvalho, Júlio Cesar Queiroz deJogo de cartas que apresenta de forma clara e precisa cada aminoácido. Composto por três diferentes tipos de cartas, uma relativa ao nome do aminoácido, abreviação de três letras e sua sigla usual, outra correspondente a fórmula estrutural, e a última apresentando as características bioquímicas. Duas tabelas que auxiliam a compreensão das cartas. Enfim, o material com as características dos aminoácidos dão informações bioquímicas diversas, mas que, sobretudo, permitem a identificação precisa da fórmula estrutural correspondente. Propõe como dinâmica familiarizar as pessoas com as estruturas químicas dos aminoácidos, sua nomenclatura usual e suas características mais importantes.Item [Kit didático: construindo modelos de aminoácidos e proteínas](2015-06-12) Silva, Aparecido Rodrigues da; Beltramini, Leila MariaKit composto por peças de plástico flexíveis, que permite a construção dos 20 aminoácidos principais. O carbono-alfa e os grupamentos amina e carboxila apresentam os ângulos de ligação e liberdade rotacional similares as moléculas reais. Este fato, somado com a restrição de rotação da ligação peptídica, permite a construção das estruturas secundárias hélices-alfa e folhas e voltas-betas com muita fidelidade às estruturas reais.