Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Planejamento baseado na estrutura do receptor e do ligante de novos modulares da beta-tubulina candidatos a fármacos na terapia do câncer
    (2017-05-11) Andricopulo, Adriano Defini
    Câncer é a denominação para um grupo de doenças devastadoras caracterizadas pelo crescimento e multiplicação descontrolados de células anormais, que são capazes de invadir estruturas próximas e se espalharem em diversas regiões do organismo. Estas células malignas deixam de responder aos mecanismos de controle e defesa do organismo, duplicando-se continuamente e desordenadamente para criar os tumores. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), cerca de 600 mil novos casos de câncer são diagnosticados somente no Brasil a cada ano. Os diversos tipos de câncer representam a segunda maior causa de morte no país, panorama grave que acompanha uma tendência mundial.A alteração freqüente no ciclo das células tumorais tem levado à identificação da interferência com a função do fuso mitótico como uma etapa importante para o planejamento de novos fármacos para a terapia do câncer. A tubulina, proteína constitutiva dos microtúbulos, é a única proteína relacionada a esse processo que é alvo de agentes terapêuticos - taxol, taxotere, vincristina e vimblastina - clinicamente aprovados para o tratamento de diversos tipos de câncer. Entretanto, o desenvolvimento de resistência, o aparecimento de reações adversas e a baixa solubilidade dos taxanos têm impulsionado a pesquisa por novas entidades químicas com propriedades terapêuticas otimizadas.O presente projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de novos ligantes da beta-tubulina candidatos a novos fármacos na terapia do câncer, através do planejamento em química medicinal, síntese orgânica planejada, avaliação biológica e estudos de modelagem molecular. Os estudos propostos neste projeto envolvem o uso de técnicas de planejamento baseado na estrutura do receptor (SBDD) e planejamento baseado na estrutura do ligante (LBDD), através da integração de métodos computacionais e experimentais avançados.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    CIBFar - Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos
    (2017-05-11) Oliva, Glaucius
    O Centro de Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) é uma iniciativa resultante de projetos de pesquisa colaborativos, envolvendo: (i) Laboratório de Química Medicinal e Computacional (LQMC) e Biofísica Molecular - IFSC - USP, (II) Núcleo de Bioensaios, Biossíntese e Eco Fisiologia de Produtos Naturais (NUBBE) – IQ - UNESP, (III) Laboratórios de Síntese Orgânica - IQ - UNICAMP, (iv) Laboratórios de Produtos Naturais e Síntese Orgânica - DQ - UFSCar, e (v) Laboratório de Produtos Naturais - FCFRP - USP. O objetivo principal desse Centro é a realização de ciência básica e aplicada, bem como o desenvolvimento tecnológico em todas as áreas de biodiversidade e de descoberta de fármacos com base em pesquisas que utilizam o estado da arte da química de produtos naturais, química orgânica sintética, biologia molecular e estrutural, bioquímica, química medicinal, planejamento de fármacos e ensaios farmacológicos. Os objetivos específicos são a bioprospecção da flora brasileira para a identificação de compostos com um amplo espectro de atividades biológicas (antiparasitária, antibacteriana, anticâncer); seleção de compostos bioativos promissores para síntese orgânica e estudos das relações entre a estrutura e atividade (SAR, QSAR); uso de estratégias de planejamento de fármacos baseado na estrutura do receptor e do ligante (SBDD e LBDD, respectivamente); abordagens para otimização de compostos-líderes; estudos pré-clínicos in vitro e in vivo para a avaliação e otimização de compostos-líderes, e estudos de toxicologia e farmacocinética. O objetivo final é o desenvolvimento de novos candidatos a fármacos com elevado potencial de inovação para desenvolvimento clínico. Para tanto, o CIBFar se baseia não apenas nas competências e conhecimentos científicos sólidos em todas as áreas de interesse, mas também em uma estrutura organizada para a integração das abordagens modernas em biodiversidade e descoberta de fármacos. O CIBFar tem como principal característica a infraestrutura bem estabelecida em termos de competências para o apoio técnico, financeiro, educação tecnológica e gestão executiva (adquirida nos últimos 11 anos como um dos CEPID-FAPESP). A integração máxima com o setor produtivo será realizada para identificação de oportunidades e definição de metas. No aspecto educacional, o Centro conta com a significativa experiência adquirida ao longo de uma década, em educação e disseminação do conhecimento realizada no CEPID-FAPESP.