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    Dispositivo e método para medida da aceleração gravitacional.
    (República Federativa do Brasil - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, 2017-11-07) Courteille, Philippe Wilhelm; Bachelard, Romain Pierre Marcel
    A presente invenção refere-se a dispositivo e método, em especial a um gravímetro baseado em interferometria atômica, no qual os átomos são resfriados até uma temperatura em que formam uma onda de matéria coerente e depois são transferidos dentro de uma onda estacionária vertical de luz quase-ressonante com uma transição atômica. Os átomos são colocados dentro de uma cavidade óptica anular (23) bombeada em uma direção por um feixe laser (18) e executam oscilações de Bloch, cuja frequência é estritamente proporcional à aceleração gravitacional. O método compreende as etapas de: a) Preparar um feixe de átomos frios; b) Capturar este feixe atômico por uma armadilha magneto-óptica operada numa transição atômica larga e resfriá-lo para temperaturas em torno de 5 mK; c) Resfriar os átomos ainda mais por uma armadilha magneto-óptica operada numa transição atômica fina para temperaturas em torno de 300 nK; d) Transferir a onda de matéria para onda estacionária de luz; e) Incitar os átomos a executar oscilações de Bloch devido à aceleração gravitacional; f) Injetar um laser bombeando um modo da cavidade anular e g) Medir continuamente e ao vivo o movimento da onda de matéria. O dispositivo e método propostos também levam à estabilização da periodicidade do seu movimento. O monitoramento contínuo e a estabilização das oscilações de Bloch levam ao aumento da precisão da medida.
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    Escola de Física Contemporânea - 2015
    (2016-06-16) Paiva, Fernando Fernandes
    A Escola de Física Contemporânea (EFC), originalmente chamada de Escola Avançada de Física, é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam eles dentro ou fora do ambiente acadêmico.
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    Escola de Física Contemporânea
    (2016-06-16) Paiva, Fernando Fernandes
    A Escola de Física Contemporânea (EFC), originalmente chamada de Escola Avançada de Física, é uma atividade de extensão que ocorre anualmente no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam eles dentro ou fora do ambiente acadêmico.