Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino
    (2017-05-25) Barros, Marcelo Alves
    Este projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Cursinho popular do Instituto de Física da USP está com inscrições abertas
    (Jornal Primeira Página, 2015-11-11) Cordeiro, Luiz Felipe; Cordeiro, Luiz Felipe; Jornalista
    O Cursinho Popular da Lincenciatura em Ciências Exatas do IFSC/USP está com inscrições abertas. O processo seletivo para umas das 30 vagas é formado por uma prova de conhecimentos gerais e um questionário socioeconômico. O Cursinho Popular da Licenciatura em Ciências Exatas funciona desde 2009, e é coordenado por alunos do IFSC.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Ciência mais que divertida
    (2015-06-09) Pavão, Antonio Carlos
    Através de experimentos simples e atraentes associados a uma análise histórica das repercussões do desenvolvimento científico, foi destacado o papel central da Ciência para a transformação social. Em particular, foram explorados aspectos da educação e divulgação científica.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A física do futebol
    (2015-06-09) Okuno, Emico
    Entender a física do futebol provavelmente não vai fazer ninguém jogar melhor, mas com certeza vai ajudar a compreender um pouco mais esse jogo apaixonante e fascinante. E para quem quer compreender as leis do movimento, estudar a física do futebol é a maneira mais descontraída de fazê-lo. Futebol e física são inseparáveis. Futebol é movimento, mas não um movimento qualquer, desordenado, sem leis. Cada jogador é um criador num cenário com leis já determinadas. Cada ação do jogador tem sua intenção, que é em parte moldada pelas leis (regras) do futebol e pelas leis da natureza. Tenta-se mostrar aos boleiros e curiosos da física, a física que há no futebol.