Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Estudos estruturais do domínio GTPase isolado da septina humana SEPT4 e estrutura cristalográfica da Glutationa -S- Transferase de Xylella fastidiosa
    (2008-12-11) Rodrigues, Nathalia de Campos
    As septinas constituem uma conservada família de proteínas de ligação a nucleotídeos de guanina e formação de heterofilamentos. Em mamíferos, tais proteínas estão envolvidas em uma variedade de processos celulares tais como citocinese, exocitose e tráfego de vesículas. A SEPT4 tem sido identificada em depósitos filamentosos e inclusões citoplasmáticas em Alzheimer e doença de Parkinson, respectivamente. A SEPT4 é a única proteína em associação com proteínas aberrantes em depósitos em ambos os tipos de doenças Assim, estudos adicionais de propriedades bioquímicas estruturais e funções fisiológicas para a SEPT4 podem promover importantes insights em relação ao mecanismo das doenças neurodegenerativas citadas acima. O desenovelamento térmico do domínio GTPase do SEPT4-G revelou um intermediário que agrega rapidamente na forma de fibras tipo amilóide em condições fisiológicas. Neste estudo a análise cinética da agregação do SEPT4-G foi monitorada utilizando fluorescência extrínseca e dicroísmo circular. Com os resultados e análises realizados durante este trabalho de mestrado foi possível compreender com mais detalhes a cinética de formação de agregados tipo amilóide do domínio SEPT4-G. Este trabalho também descreve a cristalização, coleta de dados, resolução e refinamento do modelo cristalográfico para a enzima Glutationa-S-Transferase de Xylella fastidiosa. Tal enzima está associada à patogenicidade da bactéria X. fastidiosa, responsável por várias doenças em plantas economicamente importantes, incluindo a Clorose Variegada dos Citros (CVC) ou Amarelinho. Algumas análises também foram realizadas após a obtenção do modelo cristalográfico demonstrando as diferenças estruturais entre GSTs bacterianas.
  • Item
    Espectroscopia de ions Eu+3 em cristais de baixa simetria
    (2009-08-31) Oliveira, Antonio Cesar de
    Neste trabalho estudamos o íon Eu3+ no aluminato EuAlO3 e no garnet Ca3Ga2Ge3O12:Eu+3 através de espectroscopia óptica. Técnicas convencionais de absorção e fluorescência foram utilziadas, e elas nos permitiram um levantamento sistemático dos níveis eletrônicos 7FJ (J= 0,1,2,3,4) e 5DJ (J= 0,1,2) do Eu+3. A análise dos espectros de absorção feitos com luz polarizada confirma a ocupação dos íons Eu+3 em sítios de simetria C no EuAlO3. Com isso também confirmamos as regras de seleção esperadas. Efetuamos medidas da variação da largura de linha com a temperatura, da transição 7F1 → 5D0 em EuAlO3. Isso nos permitiu determinar a estatística de íons excitados termicamente ao sub-nível 7F1, cuja energia é próxima a kT para temperatura ambiente. Os espectros de fluorescência resolvida no tempo nos forneceram o comportamento do decaimento radiativo em função da temperatura para as transições 5D0 → 7FJ do Eu3+ tanto no sistema EuAlO3 quanto no garnet Ca3Ga2Ge3O12:Eu+3. Além das técnicas convencionais citadas acima, utilizamos também uma técnica espectroscópica não linear denominada Coherent antiStokes Raman Spectroscopy. Essa é uma técnica muito útil na determinação de níveis vibracionais ou eletrônicos na região de infravermelho. O processo de alinhamento e medidas preliminares foram feitos com o benzeno e a calcita (CaCO3). Na seqüência processamos a detecção e o estudo de um dos níveis 7F2 do Eu+3 no garnet.