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    Compreensão da estrutura de proteínas por estudantes de nível superior, na perspectiva da teoria dos modelos mentais de Johnson-Laird
    (2013-04-09) Silva, Marília Faustino da
    A Biologia Molecular e a Biotecnologia e seus conceitos subjacentes estão inseridos no currículo escolar da educação básica e têm estado presentes na vida cotidiana dos estudantes, envolvendo a análise e tomada de decisão sobre aspectos éticos relacionados à produção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico. As explicações de alguns fenômenos e processos relacionados a estes temas estão quase sempre no nível molecular e atômico, que é descrito e explicado com modelos conceituais e físicos, ou até mesmo imagens. À luz da Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, as pessoas raciocinam através de modelos mentais, podendo utilizar outras formas de representações mentais como proposições e imagens. Nesse contexto propôs-se diagnosticar entre treze alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE) e Bacharelado em Ciências Físicas e Biomoleculares (CFBio), ambos cursos da Universidade de São Paulo, quais as representações mentais que esses alunos possuíam sobre o tema proteínas, bem como a contribuição de uma sequência didática utilizando modelos táteis para o ensino e aprendizagem da estrutura e função de proteínas. Para tal, realizamos (a) uma entrevista com os alunos dos cursos mencionados (pré-teste), (b) dois cursos com duração de três dias para cada turma (LCE e CFBio) e (c) uma entrevista com os mesmos alunos transcorrida uma semana após a realização de cada curso (pós-teste). Os dados obtidos foram de três tipos: registros escritos (desenhos e/ ou esquemas); um ou mais modelos táteis montados com materiais de baixo custo; áudio e imagens oriundos das filmagens das entrevistas. Os registros escritos e os modelos táteis de cada aluno foram fotografados e os áudios das entrevistas transcritos, gerando um documento individual que possibilitou uma análise de conteúdo, permitindo a divisão da amostra em duas categorias: alunos modelizadores e não modelizadores, cada uma com subcategorias próprias. A detecção das representações mentais que os alunos possuíam antes e após o curso sinalizou que a contribuição da sequência didática aplicada no curso para o ensino/aprendizagem do tema proteínas foi positiva, promovendo o aumento do número de alunos modelizadores e possibilitando aos mesmos o aumento do nível de complexidade e sofisticação em suas representações externas (modelos táteis e desenhos) e a evolução e esclarecimento de conceitos antes não compreendidos.
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    Quiz da galinha perguntadora
    (2015-07-06) Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila Maria
    Aplicação tipo quiz, que apresenta de forma lúdica uma galinha que faz perguntas sobre a Doença de Chagas. O usuário inicia o jogo com a pontuação máxima e a cada erro é descontado um pequeno percentual em cima do escore total, a fim de estimular o usuário dando um feedback do seu grau de conhecimento sobre a doença.
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    Jogo da memória
    (2015-07-06) Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila Maria
    O jogo da memória da Doença de Chagas é composto por três fases com grau de dificuldade crescente. Na primeira fase o jogador deverá associar uma imagem com sua semelhante. Para jogar a segunda fase uma imagem deverá ser associada com seu nome. Na terceira, e mais desafiante fase, uma imagem deverá ser associada ao seu nome e seu significado.
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    Série parasitas: Doenças de Chagas
    (2015-07-06) Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Silva, Marília Faustino da; Coser, Thiago; Beltramini, Leila Maria; Bossolan, Nelma Regina Segnini
    Software interativo sobre a Doença de Chagas foi desenvolvido para computador, no qual o usuário navega em primeira pessoa através de um cenário contendo duas casas: uma simbolizando um ambiente típico de onde se pode contrair a Doença de Chagas, casa de pau a pique com barbeiros. E uma segunda casa, simbolizando um laboratório de pesquisa. A navegação completa, percorrendo todos os objetos clicáveis que os ambientes possuem, proporciona ao usuário todas as informações básicas sobre a Doença de Chagas, incluindo estudos desenvolvidos por pesquisadores do Espaço Interativo de Ciências, na área de desenvolvimento de novos fármacos.
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    Série parasitas: Malária
    (2015-07-06) Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Foersts, Andreas Munte; Fernandes, Yvan; Martins, Julia Mara; Silva, Marília Faustino da; Trevilato, Rudison Beltramini; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila Maria
    O segundo software da Série Parasitas apresenta um cenário inspirado em um ambiente ribeirinho do Estado do Amazonas, cercado por vegetação típica. Nele há personagens e objetos clicáveis aos quais estão associados vídeos de curta duração, locuções, imagens com informações sobre a Malária.
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    Cruzadinha
    (2015-06-18) Ferreira, Ana Clara Kandratavicius; Silva, Marília Faustino da; Souza, Claudinei Caetano de; Costa, Gislaine Gomes da; Trevilato, Rudison Beltramini; Bossolan, Nelma Regina Segnini; Beltramini, Leila Maria
    O jogo possui um conjunto de dicas que correspondem às palavras a serem encaixadas na cruzadinha. O jogador poderá clicar no símbolo “+” que está localizado ao lado da dica para obter mais informações sobre a palavra a ser preenchida na cruzadinha. Para cada doença (Doença de Chagas, Malária, Esquistossomose, Leptospirose e Leishmaniose) haverá dois níveis de dificuldade. Cruzadinhas está integrado com rede social (Facebook).