Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Método de criptografia em modo de operação caótico
    (República Federativa do Brasil - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, 2012-03-27) Martinez, Alexandre Souto; Marco, Anderson Gonçalves; Bruno, Odemir Martinez
    O invento proposto é de um algoritmo de criptografia de arquivos computacionais, baseado nas iterações dos mapas de sistemas dinâmicos no regime caótico. O algoritmo apresenta como características a segurança e o desempenho que o tornam especialmente adequado para o uso comercial. A segurança do algoritmo está baseada no uso de sistemas dinâmicos no regime caótico e também no modo de operação caótico. O algoritmo de criptografia baseado em sistemas caóticos tem como característica ser seguro, pela natureza matemática do caos. Entretanto, é muito fácil produzir um algoritmo de criptografia caótica com falhas de projeto que abrem brechas para criptoanálise. O método proposto apresenta também o modo de operação caótico que combina a mensagem a ser criptografada, a senha e o sistema caótico na codificação garantindo, assim, uma segurança sólida da criptografia gerada. O algoritmo proposto pode ser implementado para explorar o paralelismo de processadores principais, bem como da placa de vídeo (GPU) de modo a codificar e decodificar as mensagens com alto desempenho. O método proposto na presente invenção pode ser implementado em qualquer computador convencional, smartphones ou telefones celulares e eventualmente em outro dispositivo computacional.
  • Item
    Sistema automatizado de medidas TSC em plataforma GUI
    (2014-06-04) Bruno, Odemir Martinez
    Neste trabalho desenvolvemos um método de controle e aquisição de dados, particularmente aplicado a medidas de correntes termoestimuladas (TSC), mas que podem ser estendidas a sistemas semelhantes. O sistema automatizado de medidas TSC em plataforma GUI, foi implementado de modo a realizar o controle da temperatura de uma estufa, de forma que seja possível gerar rampas lineares com taxas programáveis, e também a leitura de sinais analógicos referentes ao sistema, como corrente e temperatura, e processar os sinais obtendo como resultado curvas gráficas (sinais processados em função do tempo). Os resultados são armazenados e podem ser exibidos, ou impressos e transferidos para o padrão de arquivo de entrada de outros aplicativos. Os dados são obtidos em tempo real e o sistema utiliza conceitos da tecnologia GUI, onde provemos um estudo desta, gerando janelas com interação orientada a eventos e uma interface gráfica com o usuário bastante interativa. O sistema faz uso de microcomputador padrão IBM PC AT e utiliza o MS-Windows 3.1 como plataforma GUI (\"GraphicsUser Interface\").
  • Item
    Paralelismo em visão natural e artificial
    (2014-05-27) Bruno, Odemir Martinez
    Nesta tese são abordados, de maneira integrada, aspectos de paralelismo em visão natural e artificial, com discussões críticas das diversas áreas relacionadas. O paralelismo é discutido no sistema visual dos primatas, assim como suas principais contribuições e motivações incentivando a incorporação de paralelismo em sistemas de visão artificial. Um dos objetivos principais é fornecer as bases de paralelismo para o desenvolvimento do projeto Cyvis-1, uma proposta do Grupo de Pesquisa em Visão Cibernética (IFSC-USP) para visão versátil, com forte motivação biológica e baseada no córtex visual dos primatas. Para tanto, foi introduzida e implementada a proposta CVMP (Cybernetic Vision Message Passage), um conjunto de ferramentas para o desenvolvimento de aplicações paralelas em visão, tanto para sistemas distribuídos como para máquinas multiprocessadores. Baseada em programação orientada a objetos, interação homem-máquina, engenharia de software e programação visual, a proposta prima pelo desenvolvimento de forma simples e amigável. O CVMP é testado, avaliado e validado quanto a aspectos de funcionalidade e utilização, através da implementação paralela de diversos algoritmos de visão computacional e de processamento de imagens (operadores locais, transformada de Hough e transformada de Fourier, entre outros) os quais, além de ilustrar a utilização da ferramenta, são discutidos em termos de arquitetura e balanceamento de carga. São apresentadas três aplicações reais de sistemas paralelos de visão computacional, implementadas através do CVMP, demonstrando a eficiência da ferramenta, na implementação paralela, na utilização e cooperação de trabalho. Duas destas aplicações (integração de atributos visuais no projeto Cyvis-1 e um modelo de complexidade com base na percepção humana), foram desenvolvidas em conjunto com outros pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Visão Cibernética. A terceira aplicação apresenta uma proposta do autor para um sistema automático de reconhecimento de plantas arbóreas (Botânica)
  • Item
    Métodos de visão computacional aplicados à identificação e análise de plantas
    (2015-07-20) Bruno, Odemir Martinez
    Este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar métodos computacionais com a finalidade de identificar, caracterizar e analisar plantas por meio de imagens de folhas. A motivação principal deste estudo é contribuir com as técnicas de morfologia já desenvolvidas, facilitando e agilizando a tarefa de identificação de espécies vegetais. Para tanto, características morfológicas e texturais das folhas são consideradas, em imagens macroscópicas e microscópicas, promovendo assim uma melhor identificação da espécie. A natureza da biologia vegetal e suas características de grande variação intra-espécie e pequena diferença entre espécies, aliada a platicidade foliar, tornam o problema da caracterização e identificação foliar um grande desafio científico. Motivado pela resolução deste problema o grupo proponente estuda e desenvolve métodos para sua solução há quase uma década, caracterizando uma abordagem simbiótica, na qual são beneficiadas as ciências biológicas e exatas. Em biologia vegetal, o uso de matemática sofisticada e computação, favorecem o surgimento de ferramentas que permitem aprimorar o estudo das plantas. Já na computação e na matemática, o problema em questão motiva o desenvolvimento e aprimoramento metodológico.