Repositório Institucional IFSC

URI permanente desta comunidadehttp://143.107.180.6:4000/handle/RIIFSC/1

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Método e sistema de armazenamento óptico reversível
    (República Federativa do Brasil - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, 2007-04-17) Mendonça, Cleber Renato; Santos Junior, Santos Junior; Andrade, Acácio Aparecido de Castro; De Boni, Leonardo; Misoguti, Lino; Oliveira Junior, Osvaldo Novais de; Neves, Ubaldo Martins; Zilio, Sérgio Carlos
    Compreendendo a gravação e apagamento de dados em duas e três dimensões mediante fenômenos ópticos não lineares induzidos em compostos fotoisoméricos mediante birrefringência resultante do processo de absorção 2-fótons. Os referidos compostos compreendem os azo-polímeros e os polimeros azo-aromáticos. O processo de gravação compreende a irradiação do material fotoisomérico com um feixe de luz polarizada e comprimento de onda fora da região de absorção linear do dito material, dito feixe sendo fortemente concentrado na região a ser gravada mediante um sistema óptico. A leitura da informação gravada sob a forma de birrefringência induzida compreende a iluminação do material gravado por um feixe de prova, que passa por um primeiro e por um segundo polarizadores de leitura, cujos ângulos de polarização são cruzados, podendo dita informação ser observada visualmente ou detectada mediante um fotodetector.
  • Item
    Estudo do índice de refração não linear em cristais e vidros fluoretos dopados
    (2013-11-22) Andrade, Acácio Aparecido de Castro
    Neste trabalho investigamos as duas contribuições mais importantes ao índice de refração não-linear, n2, em sólidos dopados: o efeito de Lente Térmica (LT) e o efeito de Lente de População (LP). Nós estudamos cristais fluoretos dopados com Cr+3 e vidros fluoretos dopados com Nd+3. As medidas de n2 foram feitas com a técnica de Z-scan resolvida no tempo, que é uma técnica simples mas muito sensível. Também realizamos medidas usando a técnica de Lente Térmica de modo descasado onde usou-se dois feixes de laser (um de excitação e outro de prova). Nós mostramos que pode-se separar temporalmente as contribuições a n2 devido a LT e LP, através da variação da freqüência do chopper
  • Item
    Aplicações das técnicas de lente térmica e Z-scan ao estudo de sólidos dopados
    (2003-07-23) Andrade, Acácio Aparecido de Castro
    Neste trabalho utilizamos como ferramentas de estudo as técnicas de LenteTérmica (LT) e Z-scan, ambas resolvidas no tempo, para caracterizar parâmetrostérmicos e eletrônicos do índice de refração não-linear de sólidos dopados. O método de LT usando uma amostra referência e o método variando ocomprimento de onda de excitação, foram usados para determinar a eficiência quântica da fluorescência de sólidos dopados com + 3 Nd . O efeito da concentração e os processos de transferência de energia por upconversion Auger e relaxação cruzada também foram estudados neste trabalho. A técnica de LT também foi aplicada para determinar o coeficiente de caminho ótico com a temperatura em vários materiais. Foram estudados vidros fluoretos, vidros aluminato de cálcio com baixa concentração de sílica e os cristais YAG, YVO4, YLF, LiSAF e LiSGaF. Os resultados mostram o potencial da técnica de LT para obter o valor absoluto deste importante parâmetro ótico, o qual é crucial para quem trabalha no projeto de cavidade de laseres de estado sólido. Em alguns sólidos dopados com íons terras-rara, existe um índice de refração não linear 2 n devido a diferença de polarizabilidade, ?a, entre os estados fundamental e excitados, chamado efeito de Lente de População (LP). Geralmente, parte da energia absorvida é convertida em calor, gerando o efeito chamado de Lente Térmica (LT). Neste trabalho mostramos que a técnica de Z-scan pode, em alguns casos, discriminar as não linearidades eletrônica (LP) e térmica (LT). Nós medimos 2 n em vários vidros fluoretos dopados com + 3 Nd . A diferença de polarizabilidade, ?a, e a diferença de seção de choque de absorção, s ? , entre o estado excitado (4F 3/2) e o estado fundamental (4I 9/2) foram determinados em fluorozirconato, fluoroindato e fluoroaluminato.