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Resultados da Pesquisa
Item Desenvolvimento e avaliação de uma pedagogia universitária participativa no ensino médio: atividades com ênfase em matemática, ciências e comunicação(2017-06-01) Mascarenhas, Yvonne PrimeranoO projeto visa uma intensa interação entre docentes do Campus de São Carlos da USP e os professores e alunos de nível médio da Escola Sebastião de Oliveira Rocha da rede pública estadual, visando estabelecer metodologia de ensino participativo com o meio universitário, com ênfase em comunicação, física, química, biologia e matemática. A melhoria do ensino deverá ser obtida através de uso de material didático (livros, recursos de informática, atividades experimentais e visitas a centros de ciência, museus, exposições). Para tanto deverá ser formada uma turma de cada série por alunos dispostos a uma maior intensidade de estudo nas disciplinas acima mencionadas em horários complementares ao regular.Item CeMEAI - Centro de Ciências Matemática Aplicadas à Indústria(2016-11-04) Cuminato, José AlbertoO foco desta proposta é a transferência de conhecimento matemático para outras áreas da ciência, tecnologia e indústria, por meio de um centro de pesquisa estruturado para esse fim. Todo o conhecimento matemático é, em última análise, aplicável se não diretamente, por meio de outros conhecimentos. Em algumas áreas da matemática a aplicação é quase imediata (entretanto, a colocação em prática de tal aplicabilidade se encontra muitas vezes travada por tradições incorretas, cademicismo mal direcionado e dificuldades operacionais. Nos últimos anos, o crescimento da ciência no Brasil, e da matemática em particular, foi notável. Entretanto, a aplicação tecnológica, muitas vezes medida pelas patentes registradas, não teve o mesmo sucesso. Para fechar essa lacuna é necessário a criação de estruturas institucionais que estabeleçam as pontes entre as ciências matemáticas e aplicações como um objetivo em si mesmo. Não se trata apenas de orientar os trabalhos teóricos a áreas "potencialmente aplicáveis", mas de avançar nas aplicações até as últimas consequências, isto é, sua efetiva implementação na indústria, em sentido amplo. Não é mais possível descansar na posição de que a aplicação é problema de outros. É, de fato, problema de todos e reflete o necessário comprometimento da ciência aplicada e pura com o progresso material e espiritual da sociedade. A estratégia do presente projeto envolve, em primeiro lugar, a aglutinação de grupos destacados nas áreas mais aplicáveis da matemática no Estado visando seu direcionamento para aplicações efetivas. Os grupos selecionados têm demonstrado sua excelência na atividade científica convencional, em primeiro lugar, e em muitos casos, em aplicações relevantes. No CEPID proposto os grupos participantes continuarão com sua atividade científica habitual, e, ao mesmo tempo, desenvolverão "ações de transferência" de acordo com o roteiro: 1) teses de mestrado e doutorado necessariamente vinculadas com aplicações em sentido amplo, com co-orientação explícita de especialistas nesses setores; 2) realização de pelo menos um Workshop anual de transferência, onde participarão os membros do CEPID e representantes de indústrias, administração, serviços, setores educativo e tecnológico; 3) visitas periódicas de membros do CEPID a instituições com potencial para aplicações relevantes; 4) elaboração de uma publicação interna chamada em princípio "Transference experiences" visando a consolidação de uma publicação mais permanente.Item Ciência para todos: um museu científico itinerante, utilizando kits interativos, tv e internet(2015-12-08) Bagnato, Vanderlei SalvadorApesar de a produção científica brasileira encontrar-se em ritmo crescente, o ensino de ciência no Brasil encontra-se em péssima situação, quando comparado com outros países do mundo. O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica-CEPOF, um dos centros criados pela FAPESP, está sediado no Instituto de Física da USP de São Carlos. O CEPOF desenvolve inúmeras atividades, que incluem visitas a escolas públicas, programas de TV e exposições públicas. Nosso objetivo para este projeto é criar um museu itinerante de Ciências, que utilize os inúmeros recursos audiovisuais desenvolvidos nos últimos anos pelo CEPOF, associados a kits interativos e a exibições em TV. Tais recursos deverão ser utilizados para disseminar Ciência por meio das seguintes atividades: a) visita a escolas, através do programa 'A USP vai à sua escola'; b) produção de programas de TV e de vídeos que mostrem diversos tópicos da Ciência em uma linguagem mais acessível; c) exibições públicas em shoppings, correios e demais locais públicos, que permitam que milhares de pessoas tenham maior acesso à ciência; d) produção de novos materiais didáticos. Nosso grupo de pesquisadores já tem experiência neste setor, pois foi responsável pela montagem de um ônibus equipado com kits para análise de água e vários recursos visuais, por meio do projeto Planeta Água, que mostrou a importância do uso sustentável da água a milhares de pessoas. O ônibus encontra-se ativo atualmente, sob direção da ONG Mãe Natureza. Esperamos que, em médio prazo, todas as idéias desenvolvidas e materiais produzidos por deste novo projeto de Museu Itinerante, sejam distribuídos para outras regiões do estado de São Paulo e para outros estados brasileiros.Item Utilização da informática como ferramenta no ensino de ciências(2015-10-22) Marega Junior, EuclydesO curso proposto tem como objetivo principal o fornecimento de subsídios, técnicas e qualificação quanto à utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais a professores de Física, Química e Matemática, que atuam no ensino médio da rede de ensino público do Estado de São Paulo. A utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais, pode proporcionar um aumento significativo na relação ensino/aprendizagem, desde que introduzida de forma adequada ao ensino presencial.