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Item Ondas e ótica moderna no ensino público: parte II(2017-05-31) Catunda, TomazHá mais de 3 anos nossa equipe está trabalhando no desenvolvimento de "kits" experimentais de ótica que foram aplicados em 15 escolas públicas de várias regiões do Estado através de um projeto Ensino Público (96/8218-8). Além de aprimorar e dar continuidade ao trabalho desenvolvido, este projeto visa estender o conteúdo do projeto para - vibrações e ondas, elaborar vídeos, implantar nas salas de aula um sistema de TV ligado ao micro e elaborar um guia do professor de tal forma a obter um pacote didático completo. Pretendemos também, criar um sub-programa especial para escolas técnicas e ampliar a atuação do projeto com a participação de professores-bolsistas das regiões oeste e sudeste do Estado de SP.Item Ensino e aprendizagem de tópicos de biologia molecular e suas tecnologias associadas para alunos do ensino fundamental(2017-05-26) Bossolan, Nelma Regina SegniniO projeto visa implementar atividades práticas utilizando, entre outros instrumentos que se complementam conceitualmente, um software educativo denominado "A célula virtual'' e um modelo plástico tridimensional enfocando os ácidos nucléicos, chamado de "Construindo as moléculas da vida: DNA e RNA", e avaliar suas contribuições no ensino e aprendizagem de biologia molecular e suas tecnologias. Os professores da rede pública participantes do projeto receberão uma atualização; sobre os temas recentes pertinentes e, em conjunto com a equipe da Universidade, planejarão atividades dirigidas aos alunos do ensino fundamental considerando as concepções prévias dos alunos com relação ao assunto. Estes professores aplicarão as atividades nas suas escolas de origem e avaliarão o impacto das mesmas com relação aos conceitos e habilidades pretendidos e à aplicação dos mesmos em situações-problema.Item Análise da relação com o saber profissional de futuros professores sobre inovação curricular no contexto da inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio(2017-05-25) Barros, Marcelo AlvesEste projeto tem como objetivo investigar a relação com o saber profissional de professores de Física quando trabalham no contexto de uma inovação curricular, particularmente, a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea para alunos do Ensino Médio. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação: Física) do Instituto de Física da USP de São Carlos. Nossa amostra será constituída por 15 licenciandos a cada ano de execução do projeto que trabalharão no desenvolvimento e aplicação de seqüências de ensino-aprendizagem sobre tópicos de Física de Partículas e Nanociência & Nanotecnologia. O planejamento, aplicação e validação das seqüências didáticas será desenvolvido num módulo de ensino de 40 horas de duração sobre o tema proposto. Também complementaremos nossa coleta de dados obtendo registros de gravações em vídeo durante todas as etapas de desenvolvimento do trabalho dos licenciandos. Para análise e interpretação dos dados utilizaremos o conceito de relação com saber (Charlot, 2000) com o intuito de classificar as respostas dos licenciandos em termos da relação com o Mundo (conhecimentos ou concepções em Física Moderna), com o Eu (a história do indivíduo, suas expectativas, suas perspectivas e a imagem que quer ter e passar de si) e com o Outro (professores, alunos, colegas etc.). Entre os principais resultados esperados desse projeto destacamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito inovação curricular de Física no Ensino Médio.Item Utilização da informática como ferramenta no ensino de ciências(2015-10-22) Marega Junior, EuclydesO curso proposto tem como objetivo principal o fornecimento de subsídios, técnicas e qualificação quanto à utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais a professores de Física, Química e Matemática, que atuam no ensino médio da rede de ensino público do Estado de São Paulo. A utilização da Informática como ferramenta de auxílio ao desenvolvimento de aulas teóricas e experimentais, pode proporcionar um aumento significativo na relação ensino/aprendizagem, desde que introduzida de forma adequada ao ensino presencial.