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    Formação de professores de física a partir da utilização de metodologias interativas de ensino
    (2017-05-25) Barros, Marcelo Alves
    Este projeto será desenvolvido na perspectiva da formação inicial de professores de Física a partir da utilização de metodologias interativas, em particular, o método Peer Instruction (Instrução pelos Colegas - IpC) e Just-in-Time Teaching (Ensino sob Medida). Entre as principais perguntas que este projeto se propõe a responder podemos destacar: i) Quais os principais conflitos e dificuldades que licenciandos encontram ao utilizar o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching? ii) Que vantagens e limitações são apontadas por eles quando utilizam o Peer Instruction e Just-in-Time Teaching como estratégia didática? iii) Em comparação com o ensino tradicional, quais as vantagens e desvantagens em se implementar o método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching em aulas de Física do Ensino Médio? Nossos dados serão coletados entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos que participam do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) promovido pela CAPES. Nosso interesse consiste em mapear e avaliar a formação profissional dos futuros professores de Física com ênfase: na metodologia de ensino proposta, nos limites e alcance da ação docente a partir da implementação do método Peer Instruction e Just-in-Time Teaching e, finalmente, nas interpretações e estratégias construídas pelos formadores para desenvolver o trabalho de formação inicial de professores.
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    Análise da relação com o saber profissional de futuros professores sobre inovação curricular no contexto da inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio
    (2017-05-25) Barros, Marcelo Alves
    Este projeto tem como objetivo investigar a relação com o saber profissional de professores de Física quando trabalham no contexto de uma inovação curricular, particularmente, a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea para alunos do Ensino Médio. Nossa metodologia de pesquisa será de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizaremos questionários e entrevistas semi-estruturadas realizadas com acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (Habilitação: Física) do Instituto de Física da USP de São Carlos. Nossa amostra será constituída por 15 licenciandos a cada ano de execução do projeto que trabalharão no desenvolvimento e aplicação de seqüências de ensino-aprendizagem sobre tópicos de Física de Partículas e Nanociência & Nanotecnologia. O planejamento, aplicação e validação das seqüências didáticas será desenvolvido num módulo de ensino de 40 horas de duração sobre o tema proposto. Também complementaremos nossa coleta de dados obtendo registros de gravações em vídeo durante todas as etapas de desenvolvimento do trabalho dos licenciandos. Para análise e interpretação dos dados utilizaremos o conceito de relação com saber (Charlot, 2000) com o intuito de classificar as respostas dos licenciandos em termos da relação com o Mundo (conhecimentos ou concepções em Física Moderna), com o Eu (a história do indivíduo, suas expectativas, suas perspectivas e a imagem que quer ter e passar de si) e com o Outro (professores, alunos, colegas etc.). Entre os principais resultados esperados desse projeto destacamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas da área de educação científica a respeito inovação curricular de Física no Ensino Médio.