IFSC's Institutional Repository

StaticPageTitle

DSpace/Manakin Repository

Sobre   |   Políticas   |   Créditos

Sobre o Repositório do IFSC


      A Biblioteca do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) possui uma coleção de fotos que necessita de tratamento técnico, principalmente por motivos de preservação e de recuperação material. Uma vez que a maioria dessas fotos retrata a história do IFSC, pensou-se na institucionalização de um REPOSITÓRIO, com o objetivo de preservar a memória institucional de nossa Unidade. Pretende-se reunir diferentes tipos de documentos, que registrem essas memórias e que ao mesmo tempo estejam acessíveis para toda a comunidade, atendendo a lei de transparência da informação e também ampliando a visibilidade e o acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IFSC.

      A ideia do projeto de criação do Repositório foi levada ao senhor Diretor do IFSC, na época o Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, que aprovou e incentivou a implementação do mesmo, com a representação e participação das diferentes áreas do IFSC, as quais colaborariam no planejamento, definição de coleções, metadados e na elaboração da sua política, sob a coordenação da Biblioteca.

      As Unidades Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), demonstraram interesse em participar do projeto e um Repositório foi estruturado com coleções e metadados que atendessem as necessidades dessas quatro Unidades. Apesar da parceria e do desenvolvimento conjunto, os Repositórios são totalmente independentes e com políticas próprias, tanto que sua estrutura permitiu que cada Unidade pudesse definir quais coleções melhor atenderiam suas necessidades e expectativas.

      A iniciativa envolveu uma boa parceria com a equipe do antigo Centro de Informática de São Carlos (CISC), hoje Centro de Tecnologia da Informação de São Carlos (CeTI-SC), que já possuindo experiência anterior nesse tema, se dispôs a nos auxiliar. O software utilizado para a definição do Repositório foi o DSPACE, e os metadados seguiram o padrão Dublin Core, garantindo assim a operabilidade do mesmo com outros Repositórios nacionais e internacionais. Alguns metadados, já customizados pela equipe da BDPI - Biblioteca da Produção Intelectual da USP, foram usados e outros foram criados seguindo a mesma padronização para atender necessidades específicas de algumas coleções.

      Após finalização do desenvolvimento do Repositório pelas equipes do CeTI-SC e Bibliotecas, as Seções de Informática das Unidades passaram a hospedar seus Repositórios, e no caso do IFSC, teve início um programa de treinamento das equipes das áreas envolvidas para alimentação do Repositório, coordenado pela equipe da Biblioteca, sendo que o atual Diretor do IFSC, Prof. Dr. Tito José Bonagamba confirmou seu apoio ao desenvolvimento e manutenção do Repositório, tendo inclusive autorizado a contratação de uma estagiária para colaborar na alimentação do mesmo.

Conheça a política do Repositório do IFSC.

Search in repository

Browse

My Account